Coluna do Pedro João: O que é Meio Ambiente?

Nos últimos anos, o tema ambiental tem sido tratado por órgão de comunicação com maior freqüência. O chamado desenvolvimento sustentável tem sido comentado diariamente na grande mídia.  Não é demais reafirma novamente o que quer dizer o meio ambiente. Até porque, ainda muita pessoas no Brasil, (apesar de ser um tema divulgado), não tem esse conhecimento. pessoas com elevada formação escolar, reduz o meio ambiente apenas a fauna e flora. Separa completamente o meio ambiente das pessoas e das coisas. Essa sem dúvida é uma visão reducionista do tema, pois não percebemos o tema na sua abrangência. Ou ainda mais grave, há pessoas ainda que olham para o meio ambiente apenas como uma fonte de riqueza, (ganhar dinheiro), esta mentalidade utilitarista usada durante as histórias, e predominante ainda atualmente, é a mais danosa, de forma especial nesta época de profunda crise ambiental.

O professor José Carlos Barbieri tem uma boa definição para o assunto: Define-se a palavra meio ambiente consagrada no Brasil  e encerra uma redundância:  O que evolvem os seres vivos e as coisas, ou o que está ao seu redor e o planeta como um todo os seus elementos, tanto os naturais quanto os alterados e construídos pelo o ser humano. Esses elementos condicionam a existência dos seres vivos, pode-se dizer que o meio ambiente não é apenas os espaços onde os seres vivos podem existir, mas as próprias condições para existência da vida na Terra”. (Barbieri 2016)   

Como pode se perceber, em qualquer leitura que se faça, visto por todos os ângulos, não podemos separar o meio ambiente das coisas, muito menos do ser humano. É   preocupante ainda saber que a maioria dos brasileiros não se percebe como parte do meio ambiente, normalmente entendida como algo de fora, que não nos inclui. Como foi dito, não existem cuidado com o ser humano fora da natureza, da mesma forma que não cuidamos do meio ambiente sem cuidar das pessoas, já que o meio ambiente é um todo.

Pedro João é Gestor Ambiental e Diretor do Instituto São Paulo Pela Democracia

Deixe um comentário

Com tecnologia WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora